sábado, 9 de fevereiro de 2013

A FUNDAÇÃO DE TENOCHTITLÁN

A FUNDAÇÃO DE TENOCHTITLÁN

 
 
 
Últimos a chegar a esse universo ao mesmo tempo refinado e brutal, os astecas passaram por inúmeras atribulações. Desejando ter um rei como os das dinastias vizinhas, entraram em conflito com Colhuacán, Seu soberano Uitzliuitl ("Pluma deColibri"), chamado "O Antigo", foi porém vencido, capturado e sacrificado. Exilados primeiramente nas terras estéreis de Tizapán, os astecas terminaram por se refugiar nas ilhas da zona pantanosa a oeste do grande lago. Foi lá que, em 1325, segundo a tradição, Uitzilopochtli falou ao grande sacerdote Quauhcoatl ("Serpente-Águia").

 
 
 
Revelou-lhe que seu templo e sua cidade deveriam ser construídos "em meio ao bambuzal'', sobre uma ilha rochosa na qual se veria "uma águia devorando alegremente uma serpente". Quauhcoatl e os demais sacerdotes puseram-se à procura do sinal prometido pelooráculo; e viram uma águia pousada sobre uma figueira-do-inferno (tenochtli) tendo no bico uma serpente. Lá foi erigida uma simples cabana de bambus, primeiro santuário de Uitzilopochtli e núcleo da futura cidade de Tenochtitlán.

 
 
 
Pobremente, miseravelmente — diz uma crônica asteca — eles construíram a casa de Uitzilopochtli (...). Onde poderiam eles encontrar pedra ou madeira? (...) Os mexicanos reuniram-se e disseram: Compremos então a pedra e a madeira com o que se encontra na água: o peixe, o axolotl, a rã, o lagostim (...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário